POETAS DO ESPAÇO E DA COR

Edla Van Steen

 (...)

Weissmann assim explica o seu começo.

- Como cursei a Escola Nacional de Belas Artes, era figurativo porque, sendo uma academia, lá só se concebia, naquela época, a arte figurativa. Mas, quem quiser, pode ver que mesmo as minhas figuras eram formas sintéticas. Minimal figuras, dentro do conceito da minimal arte. Eu sempre tive uma tendência para a geometria que, aos poucos, foi se acentuando, numa evolução lenta.

Fui também um grande rabiscador. E, desenhando, descobri muita coisa.

- O neoconcretismo, que você chama de concretismo latino-americano?

- O concretismo nasceu na Suíça, um país de características diferentes das nossas. Um concretismo novo só poderia nascer num país novo.

- Foi quando você se encantou com o quadrado e o cubo?

- São as formas mais perfeitas da natureza - Weissmann diz.- Comecei a pensar em esculturas abstratas através do cubo e de estudos com fios de aço.

Olho em torno no galpão onde estão as peças do artista, enquanto Sabina de Libman escolhe as esculturas que devem participar da exposição. Penso que realmente, ali, naquelas prateleiras, cheias de protótipos e múltiplos, não existe a forma rígida. Tudo foi decomposto, dividido, transformado. Um retângulo se abre, se oferece. O quadrado se inclina, se desdobra, se ajoelha em metamorfoses sensuais.

- Trabalho para tentar me livrar do caos e do sofrimento do mundo -Weissmann sorri.

(...) O sorriso de Weissmann não é fácil, mas quando se abre ilumina o rosto deste homem 'simples, calado, severo, econômico em gestos e palavras', como tão bem o descreveu Flávio de Aquino.

"Sua escultura é seca, incisiva e fundamental como um verso de Carlos Drummond de Andrade". (...)

- Como é que você começa uma escultura, Weissmann?

- Faço pequenos estudos. Quando sinto que ela está prestes a se definir, faço desenhos estudando os vários lados. Depois volto ao protótipo, em geral de papelão, cortado com estilete e dobrado, ou de dobraduras de papel.

(...)

Weissmann confessa que nunca soube copiar nada e que antes da vinda de Max Bill para a Bienal de São Paulo -que muitos acreditam ser o ponto de partida do concretismo no Brasil -, já tinha feito, em 1950, seu Cubo vazado. A geometria pura, uma necessidade interior. A própria Bienal tinha recusado o grande cubo que ele mandara e que era a primeira escultura construtivista brasileira.

(...)

- A cor ilumina a escultura. Dá luz à escultura. É importantíssima -Weissmann diz.

- Esta peça amarela, você consegue imaginá-la de outra cor? - pergunto, no galpão que lhe serve de ateliê.

- Especialmente esta, não. Tem de ser amarela.

- A coré um elemento formal, fundamental. Expressa beleza sem precisar ser decorativa. Emana vibrações, luz, movimento e sensualidade.

Murilo Mendes, apresentando Weissmann numa exposição realizada em Roma, usa um verso do inglês Donald Davie e pergunta:

- Can spells or riddles be articulate? Weissmann sorri.

- Eu gosto de desarticular o cubo. Há quem pense com música, há quem pense com palavras, há quem pense com imagens, há quem pense com formas e cores.

- Você nunca tem uma idéia na cabeça buscando a forma? Ou é sempre a forma que busca a idéia?

- A escultura deve nascer do chão, como uma planta - Weissmann responde.

- Você quer expor algum conceito ou teoria sobre o seu trabalho?

- Acho muito difícil formar conceitos e teorias. Estas coisas seguem um caminho intuitivo, inconsciente.

A própria obra em si é um mistério difícil de explicar intelectualmente.

Ferreira Gullar define: "Uma coisa - uma pedra, por exemplo -é uma concentração indevassável de matéria. A vista não a penetra, a luz não a penetra. O escultor encontra nela o seu contrário, a sua negação. Ela é massa, peso, matéria inerte. Incutir-lhe a vida foi o desafio que ele se propôs: transformou-a em atletas, em deusas, personagens de um mundo alegórico que a História se encarregou de dissipar. O homem foi devolvido ao mundo real - massa, peso, opacidade. A sua luta agora se dá nos limites da percepção, sem mitologia. É o começo da escultura moderna: Brancusi, Pevsner, Gabo, Bill.

Franz Weissmann (1911), austríaco de nascimento, brasileiro por opção, veio juntar-se a essa família de radicais transformadores da matéria. Eles são os recuperadores do espaço - do espaço anterior à coisa, à massa compacta".

- Eu gosto de desenhar o espaço -diz Weissmann, com simplicidade.

(...)

E eu acrescentaria que, para Weissmann, (a cor)é um componente essencial, ao olhar as peças em ferro à espera da pintura. A tinta realmente não decora a peça, nem funciona como acabamento ou proteção do ferro. Ela é um elemento de luz e de volume.

"(...) Franz Weissmann procura esse sutil ordenamento espacial, compassando a continuidade do mundo por meio de modulações complexas. As cores vivas que cobrem as chapas metálicas mostram bem que a preocupação de Weissmann volta-se mais para o cadenciamento espacial do que para uma intensificação da presença das coisas. O colorido forte ajuda a delimitar o vazio de maneira ao mesmo tempo delicada e penetrante, convertendo em qualidade o que era apenas quantidade" - escreveu Rodrigo Figueira Naves em A Forma difícil.

(...)

Mais de uma vez ouvi que a Unidade Tripartida de Max Bill, exposta na l Bienal de São Paulo, teria sido a grande inspiradora da escultura brasileira moderna. O Cubo Vazio, como esclareceu Weissmann, já havia sido feito um ano antes, e ele não quer dizer que não admirasse o escultor suíço.

"Uma lírica espacial, ao mesmo tempo seca e incisiva, estava longe dos propósitos do concretismo suíço", analisa Wilson Coutinho.

Nem o jogo lúdico de Weissmann, eu diria.É patente, no ateliê da residência do artista, onde trabalha os moldes e as maquetes, o brinquedo predileto do escultor, o prazer que tira dos cortes e recortes, das dobraduras.

Pergunto se o fato de ter sido professor de matemática ajuda sua geometria e ele me responde que não. Nunca usou a matemática para nada. Na opinião de Mondrian, a arte deve procurar o descanso do espírito. "O descanso é plasticamente visível na harmonia das relações, que são três: relações de posição, relações de proporção e relações de cores. As relações de posição se encontram "não no tamanho das linhas e dos planos mas na relação que estes têm diante de outros. A mais perfeita dessas relações está no "ângulo reto, que exprime a relação de dois extremos". A linha reta é a preferida de artista, porque "o retilíneo é a realização do curvo".

- E as esculturas de pequeno formato, Weissmann?

- Em fins de 85, fiz um pequeno "Cubo Aberto", com base de 1O X 1O cm, tiragem de 1/90, para a Galeria Thomas Cohn, do Rio. Era uma busca de revelar o espaço interior do cubo. Só então descobri que o protótipo não é apenas um "projeto" para o monumental. Pude ver e sentir que é também uma pequena escultura, com vida própria e muito rica. Uma vida para interiores, para a intimidade das casas e dos escritórios em que a encontrava. Em 1986 e 1987 senti o impulso de realizar toda uma série de pequenos formatos, em tiragens limitadas de um único projeto. O que fiz para mim mesmo proponho ao espectador, observar a versatilidade formal e estrutural que procuro dar às minhas esculturas, como um jogo plástico, uma "obra aberta", uma experiência lúdica em convívio com a obra de arte. O pequeno formato permite sua livre movimentação. Conforme as posições em que for colocada, cada peça se torna duas, três, às vezes várias esculturas de aparências diferentes. Só o olho transmite a totalidade de uma obra tridimensional, quando vista ou movimentada de vários ângulos. O observador precisa apenas saber ver suas variações possíveis.

Ao olhar o galpão de Weissmann com todas aquelas esculturas nas estantes, no chão, pensei o quanto seria fantástico montar uma reprodução daquele galpão, dentro de um museu ou de uma fundação, para que todo mundo sentisse aquele ambiente. Nem mais nem menos. Aquele galpão como estava, como eu o via, naquele momento. (...)

- Que influências você teve, Weissmann?

- Não quero me perder em especificar as influências que todos nós sofremos até encontrar nosso próprio caminho. Não se pode nascer do nada. Tudo que nasce, nasce de alguma coisa. Não interessaria em nada toda a nossa energia e vontade se ficássemos inteiramente isolados de todo contato com outras culturas que nos precederam e que existem paralelamente à nossa. Henry Moore, Pevsner e Brancusi me impressionaram- ele confessa.

Acredito e muito, ao conversar com Franz Weissmann, que a obra dele seja bastante intuitiva, que ele tenha realmente descoberto suas fendas, seus cortes, suas desarticulações, no processo de trabalhar, no momento de, ludicamente, reinventar o quadrado, o cubo, o retângulo. O que o liga a Volpi, a lanelli e a Aldir. Todos, à sua maneira, jogando o jogo da criação, independente de teorias, construíram suas obras.

Weissmann não é simplesmente uma das muitas conseqüências no Brasil de um pensamento universal da escultura geométrica, mas um brasileiro por adoção que se firmou como uma figura respeitável no cenário que gerou aquela concepção. Sendo um dos seus esteios no Brasil, apresenta sinais de vitalidade muito mais eloqüentes que de exaustão

- escreveu Jayme Maurício.

(...) Weissmann foi professor de Amílcar de Castro. Hoje, muita gente confunde o trabalho dos dois, tanta afinidade mestre e aluno têm. E Clarival do Prado Valladares apontou que "das soluções estéticas desenvolvidas por Franz Weissmann, nos anos 70 a 80, nasceram várias gerações de escultores construtivistas brasileiros".

(...)

Confio mais na intuição que na inteligência - Weissmann acrescenta.

Sheila Leirner, escreveu:

"... Weissmann realiza quase o impossível: lida com a clareza e a precisão do gesto estrutural, sem conferir-lhe rigidez. Imobiliza a formassem comprometer-lhe a articulação e a enorme movimentação. E constrói sem quebrar a organicidade e a linearidade dos seus planos.Um feito que não se deve apenas ao virtuosismo da manipulação do material, mas ao fecundo (talvez até intuitivo) repertório de conceitos óticos e estruturais mantidos pelo artista".

- Você prefere esculturas em grandes ou pequenos formatos? -pergunto, para provocar Weissmann.

- Eu sempre imagino minhas peças em dimensões monumentais. O meu trabalho é mais para ser colocado na rua do que em casa ou galeria. As esculturas devem ficar nas praças, para que todos possam vê-las. É a melhor maneira de se educar um povo. - Tentei várias formas de arte, antes de me dedicar exclusivamente à literatura.

E você, Weissmann, por que se decidiu a ser artista?

- Eu sempre quis ser pintor. Mas não escolhi ser artista. As pessoas fazem arte por razões muito profundas. Me decidi pela escultura porque precisava escolher uma forma de expressão. A vida não vale a pena se a gente não faz o que gosta. No Brasil é difícil porque não somos encaminhados para desenvolver as nossas vocações.

As crianças não são estimuladas, principalmente se são pobres. Antes de me decidir pela arte tive muitos empregos e profissões.

(...)

-E o mercado de arte, (...)?

(...) Penso em Weissmann, no que ele acha disso:

- Não tenho nem quero ter nada. A filosofia oriental de não possuir bens materiais me agrada muito. Quero ter o necessário para investir nas minhas peças e viver. Infelizmente tenho de vender meu trabalho para poder continuar a produzir. Se fosse rico eu o daria de presente.

(...)

E sobre Weissmann, Ferreira Gullar define:

"(...) Onde havia massa, há agora o vazio, o espaço indeterminado, e é dentro dele que nasce a escultura.

(...) Uma poética do espaço que é, ao mesmo tempo, uma ética da expressão: o mínimo de recursos para que, sem ênfase, a poesia, a beleza, enfim o espírito do homem se construa fora do homem, no ar, aqui, agora, no espaço comum da cidade. (...) A escultura de Franz Weissmann é, assim, uma permanente redescoberta do espaço e da forma que, a cada nova obra, parecem despontar pela primeira vez diante de nossos olhos. Eis aí o milagre da arte."

(...)

 

Poetas do espaço e da cor.

©Edla van Steen

Arte Aplicada - 1997

 

www.franzweissmann.com.br