Ferreira Gullar
Do que se chama escultura
O problema da escultura na arte neoconcreta
colocou-se de modo semelhante ao da pintura, muito embora guardando
suas características próprias. Também neste campo, a forma
significante substituiu a forma óptica e, conseqüentemente,
passou-se do ritmo seriado a uma concepção mais complexa da
estrutura. Os dois escultores que participam do movimento
neoconcreto - Franz Weissmann e Amílcar de Castro - vieram ambos da
experiência concretista mas, tanto um como outro, sempre mantiveram
certa distância com respeito aos princípios ortodoxos da arte
concreta. Ambos sofreram uma influência inicial de Max Bill e dela
partiram para a descoberta de sua expressão pessoal dentro do
vocabulário construtivo.
A arte concreta encontrou, no campo da escultura - ou da construção
no espaço real - terreno mais propício para seu desenvolvimento do
que na pintura - espaço bidimensional - onde se limitou, na maioria
dos casos, à ilustração de problemas perceptivos. O interesse dos
artistas concretos pela exploração de novas relações
espaço-temporais - o problema das superfícies sem fim, das múltiplas
direções do espaço etc. - não poderia, na pintura, ir além da
representação de tais problemas, enquanto que na escultura, lidando
com elementos reais, era mais livre a invenção e maiores as
possibilidades intuitivas.
Foi por volta de 1958 que sua escultura ganhou um
sentido mais orgânico, de ritmos descontínuos e repousados, e o
espaço, por eles captados, assumiu uma expressão mais interior, de
repercussões mais amplas. A qualidade e o caráter pessoal da obra de
Weissmann advêm sobretudo de ser ele um artista predominantemente
intuitivo, que busca na experiência direta da forma e do espaço a
estrutura de suas obras. Suas idéias nascem diretamente do trabalho,
como problemas imediatos aos quais dá ele solução: a teoria não
encontra campo para se formular. Não obstante, afirmou Weissmann,
certa vez, que "a escultura deve nascer do chão como uma árvore";
afirmação que, além de acentuar-lhe a natureza orgânica do
pensamento escultórico, torna evidente sua preocupação em eliminar
da escultura o propósito representativo ou ilustrativo. Reside nesse
caráter orgânico de sua obra a afinidade que o liga ao movimento
neoconcreto.
©Ferreira Gullar - Jornal do Brasil, Rio de
Janeiro, 05 / 11 / 1960.